1

01 julho 2016

#Resenha: Contos da Seleção - Kiera Cass


Ficha Técnica
Autora: Kiera Cass
Série: Trilogia/Série The Selection
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Número de páginas: 264
Assuntos: Ficção, Romance, Distopia.
Adquira: Submarino, Americanas

Em “O Príncipe e O Guarda”, o leitor pode acompanhar de perto os pensamentos e emoções dos dois homens que lutam pelo amor de America Singer. Antes de America chegar ao palácio, já havia outra garota na vida do príncipe Maxon. O conto O príncipe não só proporciona um vislumbre das reflexões de Maxon nos dias que antecedem a Seleção, como também revela mais um pouco sobre a família real e as dinâmicas internas do palácio. Descobrimos como era a vida do príncipe antes da competição, suas expectativas e inseguranças, assim como suas primeiras impressões quando as trinta e cinco garotas chegam. Para America, a vida antes da Seleção também era muito diferente. A começar pelo fato de que ela estava completamente apaixonada por um garoto chamado Aspen Leger. Criado como um Seis, ele nunca imaginou que acabaria se tornando membro da guarda do palácio. Em O guarda, acompanhamos Aspen a partir do momento que o grupo de trinta e cinco garotas da Seleção é reduzido para a Elite, conhecemos sua rotina dentro das paredes da casa da família real — e as verdades sobre esse mundo que America nunca chegou a conhecer. Leitura indispensável para os fãs de A Seleção, esta antologia inclui, ainda, um final estendido do conto O Príncipe; conteúdos extras exclusivos, como uma entrevista com a autora e dados inéditos sobre os personagens; além dos três primeiros capítulos de A escolha, o desfecho da trilogia.
~  ~   *  *  *   ~  ~

U ma pausa para conhecer um pouco mais sobre os bastidores da vida de Maxon, os acontecimentos secretos envolvendo o palácio e as convicções de Aspen...

Como os livros da série são narrados pela America, Contos da Seleção passou a impressão de eu estar adentrando nos bastidores de toda esta maravilhosa história, além de nos mostrar também o que verdades meio que escondidas nas entrelinhas.


"Sorri comigo mesmo. Uma das minhas maiores preocupações era a de que aquelas garotas tentassem o tempo todo me mostrar suas virtudes, na tentativa de me impressionar. Atormentava-me a possibilidade de passar semanas conhecendo uma garota, escolhê-la e, depois do casamento, descobrir uma personalidade nova e insuportável.
E ali estava alguém que não dava a mínima para quem eu era. Ela estava me dando uma bronca!" Pág. 49

O Príncipe

Neste conto podemos acompanhar, pela perspectiva do príncipe Maxon, um pouco mais da história de "A Seleção". Assim conseguimos conhecê-lo melhor e entender suas atitudes, ver o que há por trás de toda sua posição, a responsabilidade em se tornar o próximo rei e a importância da Seleção. Que não é tão fácil assim ser um príncipe, pois mesmo com toda pompa e regalias há fortes responsabilidades e pesos a serem carregados. Seus medos e dúvidas.
Sentir sua solidão e felicidade ao encontrar alguém com quem possa ser ele mesmo, se abrir e a pressão imposta de ter que tomar decisões. Além das suas primeiras impressões sobre as 35 garotas da competição. Acabei me afeiçoando ainda mais pelo personagem, a fofura de Maxon é incomparável.


"Maxon me agarrou pelo colarinho.
- Eu disse cessar fogo!
Apesar de eu ser uns cinco centímetros mais alto do que ele, e geralmente considerá-lo um covarde, a fúria em seus olhos naqueles momento impunha respeito." Pág. 184

O Guarda

Em O Guarda, além de termos um conhecimento maior sobre os sentimentos de Aspen também podemos ter um perspectiva melhor sobre o rei - tirano e sem escrúpulos, um grande covarde.- e sobre os acontecimentos envolvendo os bastidores do palácio.
Percebemos como Aspen pode ser calculista com seus interesses, que mesmo havendo uma possibilidade de que suas opiniões sobre Maxon estejam erradas, ele dificilmente daria o braço a torcer, que não dá mínima para o futuro de Iléa e seus habitantes, pois acredita que qualquer esforço feito contra a monarquia não seria capaz de mudar nada. Sua única preocupação é America, o que muitas vezes da impressão de que ele mais sufoca do que apóia a garota, sem querer, acaba suprimindo seus desejos.



Além do final estendido do conto de "O Príncipe", o livro também traz:
- Um trecho de "A Escolha"
- Extras, como:
Lista completa das selecionadas, Lista das Castas, Árvores genealógicas de America Singer, Aspen Leger e Maxon Schreave e Playlists oficiais de "A Seleção" e "A Elite".

Foram contos interessantes que deram uma maior abrangência a detalhes um pouco escondidos na trama central, dando-nos uma melhor visão sobre vários aspecto/sentidos. E uma excelente chance de conhecer um pouco mais sobre os personagens e a história.


Série A Seleção - Kiera Cass

2) A Elite (The Elite)
3) A Escolha (The One)
4) A Herdeira (The Heir)
5) A Coroa (The Crown)

Contos:
0.5 - 1,5) Contos da Seleção: O Príncipe e o Guarda
A Rainha e a Favorita

Avaliação Final:

Leia também:

Um comentário:

  1. Oie!
    Eu sou super fã da série toda.
    Já li esse livro e meu conto preferido foi do Maxon, por motivos óbvios de que sempre torci para a América ficar com o príncipe. ;)
    Adorei sua resenha.

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir