1

10 março 2016

#Resenha: Cidade dos Anjos Caídos - Cassandra Clare


Ficha Técnica
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Número de páginas: 362
Assuntos: Ficção, Fantasia, Suspense, Romance
Adquira: Submarino, Americanas
A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

~  ~   *  *  *   ~  ~

Uma nova escuridão irá renascer e com ela uma temerosa revelação. Escolhas difíceis, arrependimentos e medos levaram os Caçadores de Sombras a enfrentarem um novo desafio...

E chegamos ao 4º livro da série Os Instrumentos Mortais. Cidade dos Anjos Caídos começa nos mostrando um pouco sobre o dilema que Simon enfrenta devido sua nova "condição". Clary e Jace, que mesmo já algum tempo juntos, parecem ter ainda uma barreira que os divide, e sem saber o porquê disso Clary fica confusa.
Já Jace tem receio que seus constantes pesadelos envolvendo Clary se tornem, um dia, realidade. E ainda temos as misteriosas mortes de Nephilins, sem se saber o motivo de tais assassinatos.

"[...] Assim como eu. Quanto mais tentar sufocar sua verdadeira natureza, mais ela o controlará. Seja o que é. Ninguém que o ama de verdade vai deixar de amar por isso." Pág. 357

Cidade dos Anjos Caídos me fez perceber como meu foco principal na história mudou, antes até curtia bastante as partes do casal Clary e Jace, mas agora fico muito mais ansiosa e na expectativa nas outras partes da história, nos mistérios e acontecimentos que envolvem os personagens, eles se tornaram muito mais interessantes do que o destino amoroso do casal principal. E isso acaba me dando a impressão de que o nível da história foi evoluindo, passando de um simples romance proibido entre caçadores de sombras, para algo bem maior e mais abrangente.

Simon tem um foco maior neste livro, pois necessita encontrar uma direção por causa de sua nova e complicada condição, já que contar seu segredo para todos com que se importa seria algo inviável. Assim como se juntar a Rafael seria algo terrível na sua opinião. Mas uma porta acaba se abrindo para ele, que agora terá de fazer uma escolha complicada.

"Já fora apaixonado por ela uma vez, e talvez alguma parte dele sempre fosse ser, porque ela havia sido a primeira. Mas não era isso que importava agora. Importava porque era Clary; era parte dele, sempre fora, e sempre seria." Pág. 300

Surgem novos personagens, Camille e Kyle/Jordan, que ocasionaram em novas revelações sobre o passado. Alec e Magnus ficaram um pouco mais afastados, aparecendo só depois da metade do livro.

Gosto muito da forma como Cassie vem narrando a história, as palavras que utiliza conseguem dar um bom detalhamento as cenas sem deixá-las cansativas ou arrastadas. E como já é de costume, formulei várias teorias que no final foram esmagadas por Cassandra, revelando algo totalmente inesperado.

Cruel foi a quantidade de erros de revisão, não contei mas devem ter sido mais de dez, porém como o meu livro é a 1ª edição, não sei dizer se esses erros continuaram nas edições seguintes.


Série Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare
Fonte: http://cassandraclare.com 
 
1) Cidade dos Ossos (City of Bones)
2) Cidade das Cinzas (City of Ashes)
3) Cidade de Vidro (City of Glass)
4) Cidade dos Anjos Caídos (City of Fallen Angels)
5) Cidade das Almas Perdidas (City of Lost Souls
6) Cidade do Fogo Celestial (City of Heaventy Fire)

Avaliação Final:
 

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário