#Resenha: Sonhe Mais - Jai Pausch


Autora: Jai Pausch
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Número de páginas: 256
Assuntos: Autoajuda, Drama, História Real
Jai Pausch se vê totalmente sem chão ao descobrir que seu marido Randy tem uma grave doença.
Com todas as suas forças, Jai irá ajudar seu marido a lutar contra a doença, cuidar da família e de si mesmo em meio aos desafios que irão surgir.

~  ~   *  *  *   ~  ~

História real, Jai Pausch tinha uma vida normal, uma família amorosa, porém tudo começa a desmoronar quando eles descobrem que seu amado marido tinha câncer no pâncreas. Seu relato nos mostra como a enfermidade de Randy Pausch mudou a rotina e a vida de todos em sua família. Medos e incertezas fizeram com que Jai tivesse que tomar decisões difíceis e inverter suas prioridades, tudo para conseguir cuidar do marido, da família e de si mesma.
Randy também escreveu um livro relatando sobre sua doença, chamado A Lição Final.

"Ele não tentou fugir da palavra "C", nem da dura realidade da doença. Não há uma só dota de autopiedade, nem uma ponta de depressão. Ele não parece estar bravo ou triste, nem uma única vez. Mais importante de tudo, Randy não soa como um homem que está desistindo de tudo, e sim como um general organizando seu plano de batalha e alertando a tropa." Pág. 38

✏ Mensagem principal da obra.
"Ter sempre em mente que devemos aproveitar sempre os momentos da vida e que por alguns momentos devemos parar e cuidar mais de nós mesmos invés de viver somente pelos outros".
A importância da família, pois ela será o alicerce de apoio para aqueles que estão passando por um momento difícil e não me refiro somente a doenças graves como a de Randy, mas também a qualquer dificuldade pela qual a pessoa esteja passando.
Pois muitas vezes um problema simples, se não resolvido logo, pode gerar outros se tornando algo maior e mais nocivo. Que a mudança muitas vezes é um processo necessário e como a morte pode mudar o relacionamento entre as pessoas.


"Aprendi a lidar com o passado sem comprometer o presente. Mais importante do que tudo: estava aprendendo a não olhar o hoje com os olhos de ontem, o que tornava a promessa de amanhã muito mais encantadora." Pág. 179

✏ E aí, gostou?
O começo estava bem interessante mas os relatos da autora começaram a ficar muito repetitivos. Entendo que ela quis contar como foi descobrir e conviver no dia a dia com a doença do marido, porém achei que há várias partes desnecessárias. Se fosse uma narrativa mais direta talvez tivesse transmitido mais emoção a história.

Foi um livro bom, teve seus momentos de reflexões mas não me tocou tanto quanto a temática pretendia, talvez eu não seja o público certo. Mas acredito que para pessoas que tenha passado por casos parecidos como o do marido de Jai, seja uma forma boa forma de ajudar/confortá-las.
Jai também mostra como as pessoas que cuidam de seus entes queridos, sofrem tanto quanto eles, muitas vezes se sentindo incapazes ou impotentes.
Mas que apesar de tudo que acontece em nossas vidas é possível seguir em frente, mesmo que em um primeiro momento você não acredite verdadeiramente nisso, o tempo o forçará a fazer uma escolha, você querendo ou não.


Avaliação Final:

Comentários