1

13 junho 2016

#Resenha: O Desafio de Ferro - Cassandra Clare e Holly Black


Ficha Técnica
Autoras: Cassandra Clare e Holly Black
Série: Série The Iron Trial
Editora/Selo: Novo Conceito/Irado
Ano: 2014
Número de páginas: 384
Assuntos: Fantasia, Juvenil
Adquira: Submarino, Americanas
Sinopse
Amigos e Inimigos. Perigo e Magia. Morte e Vida.
A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.
Magisterium: O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-sellers Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.

~  ~   *  *  *   ~  ~

M agia é perigosa, magia só traz destruição... Callum sempre soube disso, mas agora ele já não tem mais tanta certeza da veracidade dessas palavras...

Callum Hunt, um garoto de apenas 12 anos, é o terror de sua escola, famoso por expulsar professores substitutos, perturbar diretores e inspetores. Seu pai, Alastair, repudia tudo que envolve magia por isso ele sempre alertou Call para ficar longe dela. Porém ele terá que prestar o Desafio de Ferro, um tipo de teste para entrar na Magisterium, uma escola que desenvolve os poderes mágicos dos alunos. Alastair quer que o filho faça de tudo para ser reprovado, até mesmo usar a pequena deficiência que tem na perna como trunfo.
No dia do teste, chegaram a um grande hangar onde se depararam com várias outras famílias ansiosas e seis magos que irão mediar o teste. Após se juntar ao grupo de estudantes, Call se encaminha para o primeiro teste, a principio simples, uma das magas, chamada Mestra Milagros, guia o grupo até uma sala com várias carteiras sobre cada uma havia um livro azul com uma etiqueta com o nome de cada um dos aspirantes. Depois que todos se acomodaram, Mestra Milagros começa a lhes apresentar detalhes sobre a Magisterium e lhes mostra as grandezas que os aprovados poderão usufruir as três qualidades que um mago deve ter para ser bem-sucedido e do perigo que aqueles que não são instruídos podem correr.
O teste começa e ao abrir o livro, Callum não tem a mínima ideia de como responder as questões contidas nele. Ele pega a caneta, que segundo Mestra Milagros, é especial e para ser ativada é necessário balançá-la. Porém ao fazer isso o inesperado acontece e Mestra Milagros manda Call sair da sala, o garoto acredita que de uma forma ou de outra conseguiu alcançar seu objetivo, reprovar no teste, mas o que ele nem imagina é que isso é só o começo...


"[..] Vocês moldarão a terra, o ar, a água e o fogo, fazendo com que se inclinem diante de sua vontade. Vocês estudarão nosso passado à medida que se tornam nosso futuro. Vocês descobrirão o que seu eu comum jamais teria o privilégio de ver. Vocês aprenderão coisas sensacionais e farão outras coisas ainda mais incríveis. Bem-vindos ao Magisterium." Pág. 84

Quando foi lançado já previa que a narrativa seria deliciosa, pois com duas autoras tão excelentes juntas, o resultado não poderia ser outro. Muitos o compararam com Harry Potter por causa dos elementos utilizados pelas autoras, mas após lê-lo posso dizer que há algumas coisas que lembram o livro do bruxinho, mas bem vagamente. As autoras buscaram caminhos diferentes em sua trama, fugindo do óbvio e a cada página despertando ainda mais a curiosidade do leitor.
Achei muito interessante o rumo que a história tomou, os desafios enfrentados pelos personagens principais e as surpresas ao longo do caminho dão um toque a mais nessa deliciosa aventura.

Não consegui identificar diferenças na narrativa das autoras, tornando a trama bem mais centrada e encaixando perfeitamente cada elemento da mesma. O bacana é que durante a leitura achamos que a história se encaminhará para um clichê, mas é ai que vem a surpresa, elas criam sua própria mitologia, cativante e instigante. Os personagens também vão evoluindo ao longo do livro, criando valiosos laços de amizade.
Mesmo o livro tendo um público alvo mais juvenil, nenhum dos personagens foi tratado de maneira infantilizada, o que é um baita ponto positivo pois assim poderá alcançar um número bem maior de leitores, posso até dizer que é um excelente exemplo de que não é por um personagem ser uma criança que ele não possa ter uma personalidade madura.


"- Eu vejo através das máscaras de pele que vocês vestem - o Devorado continuou. -Vejo seu futuro. Um de vocês irá falhar. Um morrerá. E outro já está morto." Pág 226

O livro se encerra respondendo vários dos mistérios nele contido, porém no último capítulo faz surgir outras perguntas.
Quanto cheguei ao final do livro pensei: "E não é que Cass e Holly me enganaram direitinho!" rsrsrs
Achei sensacional a jogada delas, além de surpreender, abriram um grande caminho para a história tomar vários rumos e ainda me deixaram mega curiosa para saber o que irá acontecer no próximo volume.

Com personagens cativantes e uma história eletrizante, onde jovens magos buscam descobrir suas habilidades e segredos capazes de espalhar a escuridão e o caos, O Desafio de Ferro vem mostrar sua força com muita magia, encanto e sutileza. Mega recomendado! S2


Série O Desafio de Ferro - Cassandra Clare e Holly Black

1) O Desafio de Ferr0 (The Iron Trial)
2) A Luva de Cobre (The Cooper Gauntlet)
3) The Bronze Key (Os demais ainda não foram lançados no Brasil)
4) The Golden Boy
5) The Enemy of Death


Avaliação Final:

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário