1

12 maio 2016

#Resenha: A Profecia das Irmãs - Michelle Zink


Ficha Técnica
Autora: Michelle Zink
Série: Trilogia Prophecy of the Sisters
Editora/Selo: Rocco Jovem leitores
Ano: 2010
Número de páginas: 384
Assuntos: Fantasia, Juvenil
Adquira: Submarino, Americanas
Sinopse
Apesar do fogo e da harmonia, a espécie humana durou até o envio dos Guardiões, que tomaram como esposas e amantes a mulher do homem, provocando sua fúria.
Duas irmãs, formadas no mesmo oceano oscilante, uma a Guardiã, a outra o Portal. Uma guarda a paz, a outra realiza uma feitiçaria destrutiva em busca de devoção...
Uma antiga profecia selou o destino de irmãs gêmeas por gerações. Não há como escapar do papel que lhes foi reservado. Foram arrancadas da vida tranquila e feliz que conheciam e estão irremediavelmente predestinadas a serem inimigas. Ainda que privadas da paz e da harmonia, não perderam o poder de fazerem suas próprias escolhas. Elas ainda possuem o livre arbítrio e o caminho que traçarem será decisivo para o futuro da humanidade.

~  ~   *  *  *   ~  ~

C omo encarar fazer parte de uma profecia que pode trazer a escuridão para o mundo... sem saber em quem realmente confiar... Um sobrenatural recheado de surpresas...

Lia Mithorpe, que já havia perdido a mãe agora também perde o pai. Após seu enterro, passa se tempo a consolar seu irmão mais novo Henry e a refletir sobre o ocorrido.
Outro fato que lhe causa preocupação é a marca que apareceu em seu pulso após a morte do pai. Normalmente compartilharia esse fato com sua irmã gêmea Alice, mas atualmente sente que uma distância tem crescido entre elas, fazendo com que desconfie da própria irmã.
Um tempo depois, quando estava quase adormecendo, ouviu um sussurro crescente chamar-lhe a atenção e percebeu que as palavras se referiam ao "Quarto Escuro", nome que ela e a irmã deram ao antigo quarto da mãe. Lia então resolve ir até o tal quarto, e ao se aproximar percebe que há alguém lá dentro. Descobre que é Alice que esta sentada no chão, com velas acesas ao seu redor e surrando para o vazio.
Assustada, Lia deixa o local tentando entender o que acabara de presenciar. O que ela nem desconfia é que as duas fazem parte de uma terrível profecia e cada uma deverá escolher um lado que definirá o destino do mundo.


"Sou erguida. A paisagem congelada lá embaixo se torna distante. Enquanto subo, vejo os rostos... tantas rostos presos debaixo do gelo, até onde minha vista alcança. Uma multidão de almas, banidas e congeladas por toda a eternidade." Pág. 305

A autora expõe o conflito das irmãs perante um destino temível e obscuro. Enquanto a Guardiã, que deveria zelar para que a profecia não se cumpra, mostra sinais de ser uma pessoa sombria que deseja a vinda do mal para o mundo, a Portal luta para impedir que as almas se libertem trazendo com elas a escuridão. Literalmente uma inversão de papéis, que de a história uma abrangência melhor de possibilidades, nos instigando a querer saber como as duas iram lidar com seus sentimento, desejos e deveres.


"[..] percebo que as almas não violaram a lei ancestral. Ao ensinar Alice como usar seus dons, os dons com os quais nasceu, o destino de minha irmã continuava sendo o dela próprio. A escolha ainda era dela." Pág. 257

A narrativa é uma delícia, tem um toque refinado e leve, dando ainda mais realidade a época em que se passa. Seus detalhes e explicações não foram nem um pouco maçantes, pelo contrário, me levaram a não querer mais largar o livro. É uma história que se constrói aos poucos, mistério por mistério, cada qual se encaixando para revelar os lados e consequências da profecia. Muito bem estruturada, com elementos originais e instigantes.
O suspense no livro também foi muito bem utilizado pois muitas das revelações foram inesperadas. Michelle Zink conseguiu fechar essa primeira parte da trilogia de forma exemplar, na medida certa para desejarmos conferir o restante da história.


"- Porque vejo o olhar de Alice, Lia. E quando ela olha para você, fico com medo. - Ela observa ao redor, como se alguém pudesse ter entrado furtivamente enquanto estávamos ali sentadas. - Vejo a raiva, o desejo e a necessidade." Pág 134

Os personagens se encaixaram perfeitamente, suas personalidades e ações adicionaram ainda mais valor a obra, senti como se a autora deixasse, de maneira subliminar, que alguns são ou serão muito mais importantes do que realmente aparentam. Posso até estar enganada mas foi essa a impressão que tive =)
Lia é a clássica personagem forte, destemida, que mesmo não aceitando seu destino decidi lutar pelo que acredita ser o certo. Já Alice nos prende com seu ar misterioso, levado e sombrio, nos fazendo refletir sobre o que seria capaz de fazer para realizar seus desejos mais obscuros.

Já deu pra perceber que gostei bastante da trama e da atmosfera criada pela autora, e pensar que tinha minhas dúvidas sobre o livro. Chega a ser irresistível a incerteza deixada no ar sobre qual atitude ou lado os personagens iram escolher. Porém assim como Lia, só teremos mais respostas no próximo livro.


Trilogia A Profecia das Irmãs - Michelle Zink

1) A Profecia das Irmãs (Prophecy of the Sisters)
2) A Guardiã do Portal (Guardian and The Gate)
3) Circulo de Fogo (Circle of Fire)


Avaliação Final:

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário