1

15 maio 2016

20º Cultura Inglesa Festival traz programação gratuita para adultos e crianças

O evento acontece de 26 de maio a 12 de junho em São Paulo e traz diversas atrações inspiradas na British Invasion - movimento de artistas britânicos, principalmente de música, que se tornaram populares no mundo todo a partir dos anos 60


O Cultura Inglesa Festival comemora 20 anos em 2016 e traz para São Paulo o melhor das culturas brasileira e britânica, de 26 de maio a 12 de junho. Realizado anualmente pela Cultura Inglesa, o evento de arte e entretenimento terá como tema central a British Invasion, movimento de artistas britânicos que causou uma revolução cultural, lançando tendências de música e comportamento a partir da década de 60. A primeira invasão começou com os Beatles, que dominaram as paradas de sucesso nos Estados Unidos e no mundo, abrindo portas para outros artistas do Reino Unido, como Rolling Stones, Queen, Iron Maiden, The Cure, Oasis, até os mais recentes, Kaiser Chiefs, Amy Winehouse e Adele.

Os 18 dias de evento trazem para São Paulo uma programação diversificada e gratuita com shows, mostras de cinema, exposições, atividades infantis e espetáculos de teatro e dança. Entre os principais destaques desta edição estão: a exposição interativa British Invasion Experience, que levará o público a um passeio histórico pela música britânica, o aguardado show de encerramento com os ingleses do Kaiser Chiefs, mostras de cinema com o melhor das produções britânicas, como o documentário Amy, vencedor do Oscar em 2016, e The Lobster, premiado em Cannes. Além disso, o Festival tem espetáculos de teatro nacionais e internacionais, com destaque para o retorno do grupo Barely Methodical Troupe com seu prestigiado espetáculo performático Bromance, sucesso absoluto de público na última edição do Cultura Inglesa Festival.


Confira a seguir a programação do 20º Cultura Inglesa Festival:


Música
A banda britânica Kaiser Chiefs será o headliner do show de encerramento gratuito, que acontece em São Paulo, dia 12 de junho de 2016, no Memorial da América Latina. O repertório deve contar com músicas de “Education, Education, Education and War” e sucessos como “Ruby”, “I Predict a Riot” e “Oh My God”.
Além disso, o Festival terá shows das bandas Staff Only, formada por funcionários da Cultura Inglesa e Finger Hooks, formada por alunos da Cultura Inglesa, que participaram do festival de bandas Cultura Inglesa RockPop Competition 2015.

British Invasion
O tema central do Festival ganha exposição própria no Centro Cultural São Paulo. De 26 de maio a 12 de junho o público poderá fazer um passeio histórico que vai desde a revolução originada por Beatles e Rolling Stones nos anos 60, até os sucessos mais recentes da Invasão Britânica com Oasis, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs e Adele. Além disso, o CCSP receberá no dia 28 de maio uma edição especial da Feira de Discos de São Paulo, onde os amantes na música poderão comprar e trocar vinis em clima de flea market.

Cinema
Duas mostras de cinema serão exibidas no Caixa Belas Artes, de 02 a 08 de junho. A mostra British Film Invasion traz obras que vão desde a década de 60 até os dias atuais, com filmes que retratam personalidades icônicas do Reino Unido, como James Bond, Sex Pistols e Amy Winehouse. Entre os destaques da mostra estão os clássicos Laranja Mecânica e 007 Contra o Satânico Dr. No, a história do Sex Pistols em O Lixo e a Fúria, os conflitos urbanos de Trainspotting, além do polêmico documentário Amy, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2016.

Já a mostra Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo traz um recorte do que há de mais atual, com grandes produções, documentários e também filmes independentes aclamados em Cannes e Veneza. A mostra apresenta longas-metragens como The Lobster, premiado em Cannes e no European Film Awards; Life, que conta a história de amizade entre James Dean e Dennis Stock, vivido por Robert Pattinson, além do documentário Monty Python – o sentido da vida ao vivo, que acompanha o grupo humorístico durante preparação para uma maratona de apresentações em Londres.
Antes dos longas serão exibidos os curtas-metragens selecionados por meio do edital anual da Cultura Inglesa: Diamante, o bailarina, que aborda questões de gênero ao narrar a história e os conflitos de um boxeador homossexual e Uma Bela Canção Para o Fim do Expediente, que traz em seu humor negro as coincidências na vida de um motorista de carro fúnebre.

Teatro
A programação de teatro inclui montagens nacionais e internacionais.
Com sucesso de público na última edição, Bromance (10 a 12 de junho) volta à programação do Festival. O espetáculo, selecionado no Fringe Festival de Edimburgo é estrelado por jovens acrobatas e retrata o limite do toque nos relacionamentos masculinos, com movimentos de parkour, breakdance, tricking e acrobacias.
Table Book On The Is (31 de maio a 5 de junho), projeto do grupo Comedy Education in English – sob a direção de Joe Bone - apresenta esquetes cômicas sobre as contradições do aprendizado e as frases repetitivas conhecidas pela maioria das pessoas que já fizeram curso de inglês.
Também serão apresentadas duas montagens nacionais vencedoras do edital do 20º Cultura Inglesa Festival: Eigengrau, no escuro (28 e 29 de maio), texto de autoria da britânica Penelope Skinner, que aborda a história de quatro jovens à procura pela pessoa certa e Material Bond (9 e 10 de junho), criada a partir da obra do polêmico dramaturgo britânico Edward Bond, que discute cenicamente as desigualdades do mundo.

Dança
Dois espetáculos compõem a programação de dança contemporânea. Céu de Espelhos (26 a 29 de maio), inspirada nas obras dos Beatles e de Lewis Carrol, criador de Alice no País das Maravilhas, traz uma leitura entre personagens oníricos e imagens nonsense em estilo psicodélico.
Com inspiração no universo pop dos anos 90, Move Cover (2 a 5 de junho) é baseado nos maiores hits das Spice Girls. Trabalhando músicas como Wannabe e Say you’ll be there, o espetáculo discute questões femininas atuais e mistura conceitos de real e ficcional, original e cópia, artificial e natural.

Artes Visuais
A programação de artes visuais, em cartaz de 26 de maio a 12 de junho, conta com três projetos vencedores do edital da Cultura Inglesa. A instalação Dias Úteis inspirada no universo de Virginia Woolf, contrapõe a questão da utilidade dos dias ao tempo da construção poética. Já a exposição Marina apresenta um barco construído por Maurício Adinolfi, baseado no poema homônimo do escritor T.S. Eliot.
Por fim, Structuring to Foster, instalação de Ricardo Sassi, converge aspectos das artes plásticas e da arquitetura, tendo como ponto de partida o estudo do edifício londrino 7 More London Riverside.

Kids Festival
O final de semana dos dias 4 e 5 de junho concentra as atrações especiais para crianças, que poderão participar de espetáculos, oficinas e instalação temática na Cultura Inglesa de Pinheiros.
Duas peças de teatro infantil fazem parte da programação. O Aniversário da Infanta, adaptada da obra de Oscar Wilde, é apresentada ao ar livre pelo grupo Teatro do Bando Coletivo Cênico, e conta a história da festa da princesa Infanta e seus convidados. A outra montagem, Oliver Twist, é encenada pela Cia Um de Teatro e traz uma adaptação da obra literária homônima de Charles Dickens que relata as aventuras de um garoto órfão que vive à deriva na sociedade inglesa do século XI.
No Kids Festival os pequenos também colocarão a mão na massa. Durante a oficina Silk’n’roll eles poderão fazer pôsteres por meio da técnica da serigrafia com referências aos álbuns dos artistas da British Invasion. Quem preferir, também poderá levar sua própria camiseta para estampar na hora.
Na Oficina Karaokê Rock’n’roll do Pequeno Cidadão as crianças poderão aprender a dançar e a soltar a voz. Sob o comando do grupo liderado por Edgard Scandurra e Taciana Barros, os pequenos serão responsáveis por fazer um verdadeiro show.

O espaço também terá a instalação temática Submarine Rock Station, inspirada na animação de 1968, Yellow Submarine, onde as crianças poderão brincar e se transformar em astros do rock com adereços, maquiagem artística e penteados.

O 20º Cultura Inglesa Festival tem o Spotify como player oficial e canal de disseminação da cultura britânica com playlists especiais homenageando artistas do Reino Unido. O evento também tem parceria com a 99taxis, e durante todo o Festival, quem utilizar o cupom “CULTURAINGLESAFESTIVAL” ganhará 30% de desconto nas corridas pagas pelo aplicativo com cartão de crédito (válido para os 2000 primeiros usuários e limitado a um uso por pessoa).

Serviço
20º Cultura Inglesa Festival: de 26 de maio a 12 de junho de 2016
Entrada Gratuita
Em breve mais informações no site: www.culturainglesasp.com.br/cif

Redes Sociais
Twitter: twitter.com/culturainglesa
Facebook: facebook.com/culturainglesasp
Youtube: youtube.com/culturainglesa
Spotify: https://open.spotify.com/user/culturainglesafestival
Google+: http://bit.ly/CIFgoogleplus
LinkedIn: linkedin.com/company/cultura-inglesa

Sobre o Cultura Inglesa Festival
O Cultura Inglesa Festival é um festival anual de arte e entretenimento que fomenta a produção artística paulista e catarinense, e promove a cultura britânica, apresentando artistas do Reino Unido, Irlanda e Brasil. Com muita música, cinema, espetáculos, exposições e convidados especiais, ele já faz parte do calendário cultural de São Paulo.

Sobre a Cultura Inglesa
A Cultura Inglesa é a maior rede de escolas de idiomas não-franqueadas do país, o que garante consistência na qualidade de ensino. Além de oferecer um programa de inglês global de primeira linha com componentes online exclusivos e quadros interativos, a Cultura Inglesa tem uma vasta gama de atividades culturais que incluem artes visuais, teatro infantil e adulto, musicais, coral de música pop e festivais de bandas de alunos. Soma 50 unidades nos estados de São Paulo e Santa Catarina, atendendo a mais de 80.000 alunos, e um corpo docente de mais de 500 professores.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário