1

03 dezembro 2015

#Resenha: A Lista do Nunca - Koethi Zan


Ficha Técnica
Autora: Koethi Zan
Editora: Companhia das Letras/Paralela
Ano: 2013
Número de páginas: 272
Assuntos: Ficção, Thriller, Suspense.
Adquira: Submarino, Americanas
Sarah e Jennifer eram amigas inseparáveis, que depois de sofrerem um acidente de carro quando ainda tinham dez anos,passaram a escrever uma tal de "Lista do Nunca" onde listavam ações e atitudes que deveriam ser evitadas, a qualquer custo, para que se mantivessem seguras.
Porém, no primeiro ano da faculdade, ao entrarem em um táxi, o destino das duas garotas as levou a um lugar que certamente não considerariam nem um pouco seguro. Sequestradas por um homem frio e adepto do sadismo, elas ficam acorrentadas em um porão com mais duas garotas por três anos.
Dez anos depois de conseguir fugir, Sarah ainda tenta levar uma vida normal. Seu contato com pessoas se limita ao porteiro que diariamente entrega o que ela precisa para sobreviver e à sua psicóloga, que tenta ajudá-la a enfrentar cada novo dia.
Seu sequestrador, porém, está prestes a conseguir uma condicional e, mais do que preparar um belo discurso de vítima, Sarah sente que este é o momento de agir. Para isso, vai enfrentar seus terríveis traumas em busca de uma história que nunca fora revelada.

~  ~   *  *  *   ~  ~

Uma lista seria capaz de te proteger de todo o mal que te ronda? Talvez... Pois é bom tomar ainda mais cuidado para não cometer um deslize...

Bem, a sinopse já nos mostra que esse não será um livro leve, e realmente não foi.
E também foi algo bem diferente do que esperava, tinha certas expectativas por se tratar de um thriller. Conseguiu me surpreender, mesmo não sendo da maneira que eu esperava.
É uma leitura que não flui muito rapidamente, pois acabamos nos apegando demais a pequenos detalhes, procurando se conectar com o que a personagem passou e como ela ira reagir ao longo do livro.
Foi interessante como a autora conseguiu, em poucas páginas, mostrar as "marcas" que podem resultar de experiências tão traumáticas e perturbadoras quanto pelas quais a personagem passou. Dá para sentir a loucura do sequestrador, seu deleite enquanto tortura física e psicologicamente suas vítimas, pois essa é sua verdadeira diversão.

"[..] Destino era uma palavra que as pessoas usavam quando não estavam preparadas, quando eram negligentes, quando paravam de prestar atenção. Destino era uma muleta para os fracos.". Pág. 7

A narrativa tem partes onde Sara conta seu passado no cativeiro e como sobreviveu durante os três anos em que esteve lá. É justamente nessa parte onde temos as cenas mais fortes e pesadas. E em meio a isso, temos também a busca da personagem em encontrar respostas que ajudem a deixar seu sequestrador, um renomado professor de faculdade onde estudava, na cadeia de uma vez por todas, sendo esse o foco da história.
Mesmo sozinha e por muitas vezes relutante, Sara começa a investigar os locais dos crimes e o passado que os envolve. Um ponto interessante é mostrar que o perigo pode estar onde menos se espera ou em quem menos se suspeita.

"[...] Para ele, a tortura era apenas algo fascinante. Ele ficava pasmo com o resultado, com as nossas reações. Enquanto  nos contorcíamos, ele estudava, sim, estudava, por quanto tempo conseguíamos controlar o choro." Pág. 83

Foi legal como ela direcionou a suspeita para certos personagens, mas achei o livro bem fraco. Ainda não li muitos do gênero, porém, poderia ter feito o leitor suspeitar com mais afinco e de forma mais interessante. Há sim, algumas reviravoltas bacanas, mas ficou faltando o "algo a mais", sem falar que alguns fatos pareceram bem forçados, como se a autora quisesse te empurrar algo que dificilmente daria pra engolir.

O final não foi nada como imaginei, esperava mais, principalmente sobre a Jennifer e as outras garotas desaparecidas, um aprofundamento maior do assunto, sei lá, acredito que uns capítulos a mais para mostrar Sara em sua nova busca. Ficou meio entreaberto, onde várias perguntas ficaram sem respostas, como se ficasse um buraco ao chegar no final da leitura.


Avaliação Final:

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário