1

19 março 2015

#Resenha: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Ficha Técnica
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Número de páginas:224
Assuntos: Ficção, Drama

NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA.
Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

M ark vai viver a mais louca e arriscada aventura de sua vida...Nos mostrar que nunca estamos sozinhos e que não importa o quão impossível pode ser os nossos sonhos...

Para quem possa não ter visto, já havia postado minhas primeiras impressões sobre os 6 primeiros capítulos da degustação enviada pela editora, que você pode conferir clicando aqui.

Só tenho uma palavra para definir esse livro: maravilhoso!
Sim, depois de conferir o restante da história, "A Mais Pura Verdade" conseguiu me conquistar ainda mais, tanto pela narrativa deliciosa que me fez querer degustar e apreciar cada palavra, momento, como o enredo cativante, emocionante e com uma beleza única, que tornou impossível não colocá-lo na lista de melhores do ano e de favoritos.
A simplicidade se juntou com a força, coragem e companheirismo para transmitir uma mensagem tocante e poderosa: Mesmo que aquilo que você deseje pareça algo impossível, inalcançável e até mesmo louco, você não pode deixar de acreditar, de ter força para superar os obstáculos, seguir em frente e tornar seu sonho realidade.


"A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é? Pág. 31"

Mark é tão carismático que dividi nossos pensamentos, e acabamos não sabendo se torcemos para ele conseguir realizar seu desejo de escalar a montanha ou para ele se perceber a loucura que está cometendo e volte para casa são e salvo.
Beau é outra estrela do livro, o cãozinho mais fofo, esperto e corajoso que já vi. Capaz de seguir Mark até o fim do mundo, só para poder estar ao seu lado, protegendo e amando-o. Jessie também é uma personagem especial, é ela que nos revela grande parte de como era a vida de Mark um pouco antes e depois da descoberta da doença, que tem o autocontrole e a força de guardar um segredo tão doloroso e terrível, só para que seu grande amigo consiga realizar sua jornada.


"- Todo mundo deveria ter um cão - ele disse, pensativo, com a mão ainda fazendo carinho em Beau. - Os cães nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam." Pág. 137

O autor mostrou que não é por os personagens serem jovens que não podem ter uma mentalidade mais madura e responsável, credito que esse foi um dos pontos que tornou a história tão espetacular. Praticamente nem nos ligamos tanto ao drama ou a doença de Mark, pois o que mais no chama atenção no livro são o companheirismo, o carinho e o desejo de viver do personagem. Suas reflexões nos levam a parar e pensar de uma maneira diferente sobre o cotidiano, nossas ações e a vontade de através de uma foto, conseguir guardar para sempre um momento, uma lembrança.


"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento" Pág. 63

Um livro puro, com um tema forte, triste, que carrega uma poderosa mensagem, além de refletir sobre vários aspectos da vida, família, medos e desejos, faz surgir aquele singelo sorriso ao terminar de lê-lo, guardando com carinho essa delicada e incrível história, que deveria ser lida por todos. Essa é a mais pura verdade!

Sua capa é singela, além de magnífica, transmite leveza, pureza e tem tudo haver com a história. Adorei a divisão diferenciada dos capítulos, onde além de Mark narrando temos Jessie, que narra intercalando seus "meios" capítulos, ou seja, entre cada capítulo a outro meio capitulo.
Leitura super, mega recomendada! Duvido você lê-lo e não se apaixonar por Mark, Beau e sua louca jornada ;D

Avaliação Final:
 

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário