1

13 dezembro 2014

~Resenha: Eve & Adam - Michael Grant e Katherine Applegate~

Ficha Técnica
Autores: Michael Grant e Katherine Applegate
Selo: Novo Conceito
Ano: 2014
Número de páginas: 272
Assuntos: Ficção, Fantasia
Adquira: Submarino, Americanas


Sinopse
Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?
Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve quase perde uma perna em um atropelamento. O processo de cura no luxuoso complexo Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina.
Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker propõe um desafio a sua filha: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular genes humanos. Ela poderá criar o garoto ideal, sob medida!

Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.

Uma história regada a biogenética, amor, beleza... Que mostra que nossos defeitos e atitudes nos faz quem somos...

Eve sofreu um grave acidente, depois de ter sido socorrida foi levada para o complexo de pesquisas pertencente a sua mãe, Terra Spiker, que propõem para a filha que a mesma teste um software de simulação que foi desenvolvido para supostamente montar o ser humano perfeito, enquanto aguarda sua recuperação.
Solo é um dos funcionários do complexo, parece um rapaz desligado e desinteressado pelas pesquisas realizadas no centro, mas ele pode ser mais inteligente do que os outros pensam...

"Não é meu trabalho, mas eu não me importo de cobrir meu colega. Não existe maneira melhor de descobrir o que está rolando do que ser um peão que todo mundo ignora. Se você é o cara do café, todos acham que você não entende nada do que aparece nas telas dos computadores, nos projetores holográficos e até na prancheta antiga. Pág. 69"

Que livro maravilhoso! É o primeiro que leio dos autores e não imaginava que iria me apaixonar tanto por ele.
A história envolve o leitor de um modo que não queremos mais largar o livro, tudo porque precisamos saber o que acontecerá em seguida. Misturando biogenética, mistério, amor e suspense, os autores conseguem criar uma atmosfera que insere o leitor na história, onde eu particularmente não queria sair. Como não conhecia a escrita de nenhum dos dois autores, não cheguei a diferenciar as partes que foram escritas por um ou por outro. A narrativa é tão gostosa e fluída que nos perdemos nas palavras e esquecemos de todo o resto ao nosso redor, pitadas de comédia, ação e amor completam perfeitamente a trama. Conforme vamos avançando na leitura alguns segredos vão sendo revelados e com eles outros vão surgindo, nos instigando a querer saber o que mais pode haver por trás de toda a história.

"Um relacionamento ruim é melhor do que nenhum relacionamento?
Como saber?
Não há pressa. Não sou uma bomba prestes a explodir. Posso esperar até encontrar a pessoa certa. Pág. 99"

Uma história diferente e muito bem estruturada, sem falar na mensagem que o livro traz de que nem tudo que é perfeito servirá para você. Acabamos refletindo sobre defeitos, qualidades e nossa real percepção sobre eles. Há também a discussão de questões como "o poder de ser Deus" podendo se criar coisas extraordinárias, inimagináveis e o preço a se pagar por isso. Fazer um referência a Adão e Eva deu um toque ainda mais especial a trama, não podendo ser mais perfeito, só quem sabe, se tivesse mais páginas para devorarmos.

"Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros. A arte é saber quais ocultar. Pág. 127"

""Não chame a destruição onde deve caçar com humildade", leio.[...]
Sério, Solo? Você está hesitando? Você viveu por este momento.
Solte os cães de guerra!
Ou...
Cace com humildade. Pág. 207"

Sobre os personagens, o primeiro que tenho que mencionar é Solo. Enigmático, sedutor e irresistível, foi pelo qual mais me cativei e me apeguei, com certeza foi um dos destaques do livro. Sua simplicidade e esperteza em realizar seu plano, assim como sua personalidade são apaixonantes.
Gostei da personalidade forte, ágil e decisiva de Eve. Mesmo passando por dilemas, reflexões, ela sempre tomava logo suas decisões. Em relação a mãe ela foi um pouco relutante, mas até ai dá para entender. Não falarei sobre o Adam, pois ele tem que ser conhecido ;)

Como não se apaixonar por esse livro, pelos personagens e pela história?
Bem, eu estou completamente rendida. Foi um conjunto perfeito, que me fez pensar em como a "exigência" da beleza externa pode contar mais que a interna. Que alguns segredos são tão terríveis que mereciam ficar guardados para sempre e que nem tudo ou todos que julgamos são exatamente como imaginamos.

A capa arrasou, mais perfeita impossível. A diagramação ficou ótima, os capítulos são divididos entre o ponto de vista de Eve e Solo, o que deixa a história mais dinâmica, além de ser possível identificar perfeitamente os personagens por meio de suas falas. Altamente Recomendado! Já está na lista das melhores leituras do ano ;D


Avaliação Final:


Leia também:

Um comentário:

  1. Olá Samantha,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leituras, essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei bem animado, espero gostar também...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir