1

10 junho 2014

~Resenha: Caçadores de Tesouros - James Patterson e Chris Grabenstein~

Ficha Técnica
Autores: James Patterson e Chris Grabenstein
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Número de páginas: 284
Assuntos:  Ficção, Infantojuvenil



Sinopse
CAÇAR TESOUROS? ENFRENTAR PIRATAS? MOLEZA! ESSA TURMA É RADICAL! Os pais de Bick Kidd são caçadores de tesouros mundialmente famosos, que desapareceram misteriosamente. Agora, Bick e os seus irmãos Beck, Tommy e Tempestade precisam cumprir a última grande missão de seu pai e sua mãe. Mas a vida dos garotos corre perigo agora que eles estão sozinhos no meio do oceano. Junte-se a esta aventura, na mais perigosa e divertida caçada da sua vida!


M ergulhando no mar em busca de vários tesouros inestimáveis... Que tal relaxar e embarcar com esses caçadores rumo a respostas sobre o desaparecimento de seus pais?

Bick começa narrando como o pai sumiu no meio de uma tempestade deixando ele e seus três irmãos em alto mar, sem saber para onde seguir. Os quatro são caçadores natos, sabem perfeitamente sobreviver no meio do mar. Mas por causa da violenta tempestade o barco da família, chamado de O Perdido, está muito danificado, mesmo assim eles decidem continuar com o negócio da família que é caçar tesouros. E nisso acabam descobrindo a missão que os pais deles estava atualmente envolvidos. A partir dai acompanhamos a busca de Bick e seus irmãos por respostas em meio a intromissão de piratas e negociantes suspeitos.
"- Não. Ele falou que o mar nunca daria mole para nós, então ele também não daria, nem a mamãe. Nós encontramos as moedas de verdade, pelo nosso próprio mérito. Éramos oficialmente caçadores de tesouros. Obrigado, papai. Obrigado por nos ensinar que podemos lidar com qualquer coisa que o oceano ou a vida nos ofereça. Pág. 35"

O que falar de James Patterson? Meu primeiro contato com um livro do autor não foi dos melhores, Bruxos e Bruxas deixou uma impressão bem fraca e com "um pé atrás" sobre o que esperar dos vários outros livros lançados e que provavelmente ele ainda irá lançar. Mas como resistir a essa maravilhosa edição do selo #Irado em que Caçadores de Tesouros foi lançado?


Tenha em mente que Caçadores de Tesouros, por ser um infantojuvenil, trará os elementos da história de um modo moderado. Apesar de os Kids enfrentarem vários perigos e passarem por maus bocados, as resoluções aparecem de forma branda, assim como os problemas. Apesar de ser uma leitura rápida, preferi lê-lo devagar, para apreciar as várias ilustrações contidas no livro, que segundo Bick são feitas pela sua irmã gêmea Beck =)


Uma coisa que notei ao ler o livro, me parece faltar sentimento nas histórias do Patterson. É um pouco difícil de se explicar, não sei se é por ele ser um coautor, mas não consigo sentir a "alma" dos personagens de suas história, não consigo me envolver ou ter um carinho/apego com eles, é como se estivéssemos lendo um texto e pronto acabou, não sinto "vida", paixão, emoção em sua escrita. Como também falta uma personalidade que diferencie seus personagens, pois as colocadas na história são muito rasas. E teve momentos que as várias intromissões de outros personagens na missão dos Kids pareceram ser um modo de prolongar a cena até a próxima pista ser revelada, isso me irritou um pouquinho.
"- Tá - eu admiti. - Há um risco. Assim como a toda hora corremos riscos com O Perdido em mar aberto. Um navio está seguro quando está atracado na marina, mas não foi para isso que os navios foram feitos. Pág. 334"

A ideia da história, mostrar como vive uma família de caçadores de tesouros, é muito boa e diferente. Cheguei até a me imaginar vivendo em um navio, trocando a escola e a tecnologia do dia a dia (lê-se: internet, celular) por perigos e aventuras em alto mar, não sei se conseguiria, rs rs.
Foi uma leitura relaxante, despretensiosa, é um ótimo livro para se ler durante uma ressaca literária ou até mesmo para espairece.
Não tinha como eu deixar de comparar Bruxos e Bruxas com Caçadores de Tesouros, sei que são gêneros bem diferentes, mas em relação ao desenvolvimento e narrativa, Caçadores foi bem melhor =)
Caçadores de Tesouros é o primeiro de uma série, que pelo que parece, os livros seguiram na ordem de uma lista de "Tarefas" que aparece neste primeiro livro.

Avaliação Final:



.: ~ * Beijinhos * ~ :.

Leia também:

2 comentários:

  1. eita, tava até alegre pra ler, mas por ser série... não sei... ando evitando séries, tô com um monte aqui em andamento... mas eu curti a premissa do livro, amo histórias com piratas e aventuras, curto lit. infanto-juvenil, e o trabalho de capa desse livro tá espetacular...
    quem sabe eu faça uma exceção e acrescente mais uma série na lista... hehehe
    bjs, flor.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro infanto-juvenil. É ótimo para ler depois de uma boa ressaca literária.
    Me interessei pelo livro, e por mais que sejam histórias bem diferentes, lembrei de Os Goonies haha.
    Adorei a resenha, nunca li nada do autor e parece ser bem divertido. Já inclui na minha lista de desejados. Ele tem capa dura ou é impressão minha? Haha
    Grande beijo,
    Gabrielle G. - Blog ABCD dos Livros
    http://abcddolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir