~Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins~

Ficha Técnica
Título: Em Chamas - Jogos Vorazes - Livro 2
Autora: Suzanne Collins
Selo: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2011
Número de páginas: 416
Assuntos: Distopia, Ficção.


Sinopse
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

"Lembre-se garota em chamas, ainda estou apostando em você" Cinna. E faço minhas as palavras de Cinna, Kaniss!

Katniss e Peeta voltam ao seu Distrito, mas logo percebem que suas vidas não serão mais como antes, ainda mais quando as câmeras da Capital estão por perto. O falso romance entre Katniss e Peeta pode ter enganado a todos por lá, mas não enganou o Presidente Snow, agora terá de convencê-lo que seu ato na arena não foi para afrontar a Capital e sim um ato desesperado de amor, pois se a situação se agravar tudo pode acabar em morte, sem falar na Turnê dos Vitoriosos em que eles terão que visitar cada Distrito e olhar nos olhos dos familiares daqueles tiveram que matar.

"Um calafrio percorre meu corpo quando penso em minha mãe e minha irmã perto desse homem que me despreza. E sempre me desprezará. Por que passei a perna em seus sádicos Jogos Vorazes, obriguei a Capital a fazer papel de boba e consequentemente minei seu controle." - Pág.25

Percebi que este livro foi bem diferente do primeiro da trilogia. A autora continuou com um excelente nível de escrita, mas este foi menos apreensivo que o anterior, pode ser que seja por ele ter, em sua maior parte, mostrado mais a vida de Katniss e Peeta fora da arena, assim como ficaria sua situação com Gale e as pessoas mais próximas deles. Mesmo assim, supondo como seria a vida após ter participado dos Jogos Vorazes, tentando realmente acreditar que tudo daria certo, a história nos surpreende ao revelar como será o Massacre Quaternário, que se trata de uma edição especial dos Jogos Vorazes que é realizada a cada 25 anos em honra ao aniversário da vitória da Capital sobre todos os Distritos.
Acredito que o que mais me atrai nessa trilogia é o fato de que não importa que caminho a história tome, Suzanne consegue passar todos os tipos de emoções para o leitor. Tantos nos momentos mais calmos e até mesmo doces, quanto naqueles de ação em que um dos personagens pode morrer a qualquer momento. E ainda tem as surpresas e os "encaixes" da trama que são perfeitos.

"Por cima do seu ombro, vejo minha mãe e Prim agarradas uma à outra na entrada. Nós fugimos. Elas morrem. E agora tenho Peeta para proteger. Fim da discussão.[..] Meus joelhos cedem e ele me pega no colo. Quando o álcool domina minha mente, ouço o vidro se despedaçar no chão. Isso parece apropriado, já que obviamente não consigo segurar mais nada da vida com firmeza. Pág. 193"

Katniss teve o mesmo desempenho do livro anterior, apesar dos momentos tensos e até mesmo das desilusões que passou, se manteve firme. Dos personagens novos, os que tiveram mais "peso" foram: Mags, apesar de não ter muitas passagens no livro, Finnick que foi bem determinado e cativante e Johanna, que apesar de parecer um das personagens menos confiáveis, se mostrou totalmente o oposto.
Além da história tomar rumos que não esperava, Katniss teve que enfrentar sim, as consequências dos seus supostos atos contra a Capital, mas não imaginava o quanto longe isso poderia ir.

"Porque sou egoísta. Sou covarde. Sou o tipo de garota que, mesmo podendo ser claramente útil em alguma coisa, fugiria para continuar viva e deixaria para trás para sofrer e morrer aqueles que não tinham como segui-la. Essa é a garota com quem Gale se encontrou hoje na floresta. Pags. 129"

[Pequeno Spoiler que quem já viu o trailer do filme até conhece]
Quanto pensamos que Katniss e Peeta voltariam a arena, podemos ter uma leve impressão de que está parte será bem parecida, até mesmo uma cópia, de quando os dois adentraram pela primeira vez na arena. O que nem de longe ocorreu, na verdade foi tudo muito novo, não só para os personagens mas também para o leitor. [Fim do pequeno Spoiler, que todos já devem saber...]


*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*

Seu final foi meio abrupto, pois no meio da ação toda e revelações estrondosas o livro acaba. Ainda bem que não li quando foi lançado, pois não aguentaria esperar a continuação, rsrsrs.
E agora os ansiosos fãs da trilogia estão histéricos por causa do lançamento do filme de Em Chamas no dia 5 de Novembro, não sei dizer se estou também, pois não tive coragem de assistir Jogos Vorazes, cheguei a ver algumas partes, mas...não quis "sobrepor" as representações do filme sobre as cenas que formei do livro...
Então ainda estou pensando se vou ao cinema assistir =/


Trilogia The Hunger Games - Suzanne Collins
  • Jogos Vorazes (The Hunger Games)
  • Em Chamas (Catching Fire)
  • A Esperança (Mockingjay)

Avaliação Final:



.: ~ * Beijinhos * ~ :.

Comentários

  1. Olá!!

    Você é realmente uma leitora notável. Eu comecei a ler o livro antes e infelizmente ainda não o terminei. Enrolo demais e leio outras coisas junto. É, eu não deveria fazer isso.

    Realmente até a parte que me encontro na leitura, p.318 eu realmente não me toquei que os vitoriosos entraram novamente na arena. Isso realmente mostra a força que a Capital tem nas pessoas.

    Eu também não assisti Jogos Vorazes, mais acho que encararia Em Chamas no cinemas.

    A é, a revista Mundo Estranho está com especial sobre sagas e a primeira a ser mostrada é a de Jogos Vorazes. Dá uma olhada, acho que você poderia se interessar.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que achei a minha leitura desse livro demorada por causa do Enem rsrsrs
      É difícil eu ler outras coisas junto, só alguns volumes de mangás de vez em quando ^-^
      Vou dar uma olhada! Obrigada ;)

      Excluir
  2. Olá Samantha,

    Li essa série e gostei demais, a autora escreve muito bem...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Este é um dos meus livros favoritos da série! <3

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário