1

10 outubro 2013

~Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins~

Ficha Técnica
Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Selo: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2010
Número de páginas: 400
Assuntos: Distopia, Ficção.


Sinopse
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Sabe aqueles livros que depois de terminada a leitura, você fica relembrando da história com a mesma euforia que tinha quando estava lendo. Pois é isso que Jogos Vorazes irá lhe proporcionar!


Katniss Everdeen é moradora do Distrito 12, onde os mais pobres acabam morrendo de fome, pois além da comida escassa o pouco que existe só pode ser comprado pelos mais ricos. Mas Katniss tem excelente habilidades de caça, apesar de isso ser proibido em seu distrito, é dessa forma que ela consegue alimentar a sua mãe e sua pequena irmã chamada Prim.
É chegada a hora da colheita, onde serão sorteados um casal moradores de cada distrito, para participarem do 74ª edição dos Jogos Vorazes. Ao sortearem o nome de sua pequena irmã, Katniss se desespera e acaba se voluntariando para substituí-la, Peeta Mellark, que havia ajudado Katniss e sua família no passado, acaba sendo sorteado. Tornando-os tributos que juntamente com os dos outros distritos se digladiaram na arena, onde somente um poderá sair vivo.

"[..] Agora parece que me tornei algo precioso. A princípio, um, depois outro, depois quase todas as pessoas da multidão tocaram os três dedos médios de suas mãos esquerdas em seus lábios e os mantêm lá em minha homenagem. É um gesto antigo de nosso distrito, e raramente utilizado. Eventualmente visto em enterros.
Significa agradecimento, admiração, adeus a alguém que você ama. Pág. 31"

A escrita da autora é incrível, concisa, inebriante, usando um detalhamento perfeito de uma forma que não a torna nem um pouco chata, cansativa, que na verdade nos instiga a ler sem parar. Narrado em 1ª pessoa, transborda emoção e lhe transporta para dentro da história, senti como se realmente estivesse lá na arena, enfrentando os vários perigos e dificuldades, lutando para sobreviver.
Adorei os personagens, Katniss é uma protagonista forte, com bastante garra e coragem. Certamente uma heroína voraz em vários aspectos. Peeta também foi um personagem excelentemente construído, apesar de ser um pouco mais reservado. Rue a tributo do Distrito 11, também me conquistou, por ter um personalidade diferente, sendo outro aspecto que a autora soube muito bem trabalhar, as diferentes personalidades de cada personagem, e olha que não são poucos, e seu trágico destino me sensibilizou bastante, desejei muito que ela não tivesse aquele fim ='(

"[..] O que eles fazem o dia inteiro, essa gente da Capital, além de decorar os próprios corpos e esperar cada novo suprimento de tributos que vão morrer para garantir a diversão deles?
Levanto a vista e vejo os olhos de Cinna fixos nos meus.
- Como devemos parecer desprezíveis para você - diz ele.
Será que ele viu isso em meus olhos ou leu meus pensamentos de algum modo? Mas ele está certo. Todas as pessoas aqui são absolutamente desprezíveis. Pág. 73 e 74"

Esse é outro ponto em que a autora foi magnífica, pois acredito que "a essa altura do campeonato", todos devem saber que Katniss e Peeta sobrevivem aos jogos, certo? Mas não adianta, mesmo você sabendo desse fato, Suzanne consegue nos deixar aflitos a medida que os personagens enfrentam cada perigo que surge em sua frente. Teve momentos, confesso, que fiquei com o coração na mão, torcendo para que tudo terminasse bem. Sem falar do ódio que nutro pela Capital u.u

"Lágrimas brotam de meus olhos. A tensão e a luta abandonam meu corpo quando a lembrança se instala. E fico dominada por Rue, e pela dor em minha cabeça, e pelo medo de Thresh, e pelos gemidos da garota moribunda alguns metros a distante. Págs. 308"

Alguns pontos Negativos...
Na verdade seria meio negativo (existe isso? rsrs)
A agonia em que a autora me deixou, rsrs. Por ser um pouco detalhista teve algumas partes em que fiquei tão ansiosa com o poderia vir acontecer que nem queria ligava mais para os detalhes, e sim pular direto para a parte que correspondia a minha euforia! E olha que não sou chegada a livros detalhados, mas Jogos Vorazes foi perfeito, valeu cada palavra lida!

*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*

Já deu para reparar que amei o livro, tanto que estou me segurando para não furar a minha fila de leituras e sair correndo para ler Em Chamas, rsrsrs.
E agora já posso assistir ao filme, estou muito ansiosa então logo deveremos ter uma sessão pipoca do filme de "Jogos Vorazes" xD


Trilogia The Hunger Games - Suzanne Collins
  • Jogos Vorazes (The Hunger Games)
  • Em Chamas (Catching Fire)
  • A Esperança (Mockingjay)

Avaliação Final:



.: ~ * Beijinhos * ~ :.

Leia também:

6 comentários:

  1. Amei muito mais Em chamas. Tem resenha lá no blog.
    Me preparando para ler A esperança agora ;)

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua resenha, achei tudo isso do livro também. Li ele ainda quando estava estourando mas me lembro da emoção que senti ao lê-lo, é um dos meus livros preferidos nesse estilo, me apresentou um novo mundo. A leitura não o deixa parar até acaba-lo de lê-lo.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acredita que ainda nem li esse livro?! Tantos comentários positivos e nem sei o porquê de não ter começado a leitura de Jogos Vorazes, acho que o problema é ter tantos livros bons que não sabemos qual escolher.rs!
    Beijos
    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Comentamos o mesmo livro e percebi que tivemos pontos de vistas diferentes. Curioso esse fato. O_O

    Não posso deixar de notar que sua resenha foi boa. Parabéns... ^^

    Pensei que eu era a única que a essa altura do campeonato não tinha ainda assistido ao filme. E para piorar, nem sei quando o farei. n_n'''

    Já estou pronta para começar a ler Em Chamas. E você?

    Até

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muuuuuuuito receio mesmo de ler Jogos Vorazes, vi o filme ainda no cinema e odiei, gastei dinheiro à toa. Mas estou pensando em ler o primeiro livro, se eu gostar continuo. Mas ainda fico meio assim =s
    Um beijo.
    http://abcddolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Samantha,

    Realmente esse livro é demais, ainda mais para quem gosta do estilo, como é o meu caso...kk...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir