1

07 outubro 2013

~Resenha: Bruxos e Bruxas (Witch & Wizard #01) - James Patterson~

Ficha Técnica

Título: Bruxos e Bruxas (Witch & Wizard - Livro 01)
Autores: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Selo: Novo Conceito
Ano: 2013
Número de páginas: 288
Assuntos: Ficção, Distopia, YA Crossover



Sinopse
É como entrar em um pesadelo. Do nada, você é retirado de sua casa, preso, e acusado de bruxaria. Parece século 17, mas é o governo da Nova Ordem, e está acontecendo agora!

Sob a ideologia da Nova Ordem, O Único Que É O Único mantém seu poder à força, sem música, nem internet, nem livros, arte ou beleza. E ter menos de 18 anos já é motivo suficiente para que você seja suspeito de conspiração.

Os irmãos Allgood estão encarcerados nesse pesadelo e, para escapar desse mundo de opressão e medo, terão que contar um com o outro e aprender a usar a magia. Do autor best-seller James Patterson, Bruxos e Bruxas é uma saga para se ler... antes que seja tarde.

Escrito por um dos escritores mais bem recomendados, além do grande marketing usado para a divulgação do livro que tinha tudo para ser incrível, mas que acabou sendo decepcionante... =/.


Os irmãos Allgood foram retirados de sua casa e seus pais nada puderam fazer, jogados em um furgão negro a caminho de uma prisão assombrosa, tiveram literalmente "comer o pão que o diabo amassou", sem nem mesmo entender o por que de tudo aquilo. As únicas coisas que lhe restaram de casa foram uma baqueta e um diário antigo todo em branco.
Com uma narração em 1ª pessoa feita pelos irmãos Whit e Wisty, que se intercalam ao longo do livro, sendo um estilo que gosto bastante, ainda mais se o autor(a) consegue transmitir ao leitor as diferentes personalidades de cada personagem, o que não foi o caso deste livro.

"Whit comemorou.
- É isso aí, menina!
Através do véu das chamas, que dançavam, vi o visitante me encarando com uma expressão de horror e se afastando rapidamente em direção a porta. Abri os braços e fui atrás dele como um zumbi.
- Me abraça, tio?
- Aberração! - o visitante gritou antes de bater a porta de cela.
- Que bela maneira de mostrar para ele que somos só adolescentes, menina infernal - Whit disse. - Mas legal demais, mesmo assim! Pág. 94"

O que será que deu errado? A história foi tratada de uma forma bem infantil, inocente, que por muitas vezes chegou a me irritar. Tive uma ideia errada de como o livro seria, com grandes batalhas entre bruxos e a Nova Ordem. Infelizmente não consegui sentir nenhuma emoção, nem na história nem nos personagens. A premissa é boa e acredito que se tivesse sido trabalhado de uma forma mais adulta, ou até mesmo adicionado um pouco mais emoção, sem diálogos todos e vazios, teria melhorado e muito o livro. Sem falar que muitas partes ficam no ar, sem explicação, como surgiu realmente a Nova Ordem, se os irmãos Allgood nem imaginavam a sua existência? Se eles já perceberam que tem poderes, por que não tentaram aprimorá-los para fugirem da prisão? As pequenas sacadas cômicas também foram bem fracas.

"Os lábios do cachorro se curvaram para baixo com um sorriso simpático de quem diz "Desculpe por tentar comer vocês". Baixou a cabeça e veio de mansinho em nossa direção, bem perto do chão.
- Ele parece bem arrependido - Célia disse. - Eu queria tanto fazer carinho nele. Vai em frente Wisty. Faz carinho, nele.
- Quem sabe outro dia, né? - Wisty respondeu, relutante. - Temos muita coisa para aprender primeiro. Pág. 137"

Por ele ser da forma que descrevi, poderia agradar mais crianças de 11 a pré-adolescentes de 15 anos, por ser uma leitura rápida e conter capítulos curtos, apesar de alguns serem estranhos, chegando até mesmo a serem desnecessários, afinal para que separar em dois capítulos a narrativa de uma mesma pessoa? =/
Falando em personagens, outro ponto que merece destaque é a imaturidade deles, Whit tem quase 18 anos mas age como se tivesse somente 13 anos e Wisty que tem 15 anos, na maioria das vezes parece ser mais racional que o irmão. O livro até enrola um pouquinho, mas isso nem chegou a me incomodar, mas sim a pouca profundidade dada a história e aos seus personagens.
Teve momentos de ação e aflição, mas os que realmente funcionaram foram pouquíssimos, pareceu mais que tudo não passou de uma grande brincadeira e o "julgamento" era como uma enorme bronca.

"No lado direito do tribunal, atrás de uma parede mais baixa, um júri nos encarava com uma cara de paisagem. Eram todos adultos, homens e aparentemente achavam que duas crianças inocentes sendo julgadas em uma jaula não era nada de mais.
Então, agora era oficial: o mundo tinha ficado totalmente maluco. Pág. 49"

Alguns pontos Positivos...
A história, sim mesmo tendo suas falhas, não deixa de ter uma ideia inicial boa e quem sabe algumas pontas soltas não são explicadas na continuação...

*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*

Com uma capa tão linda, um tema que poderia ser muito bem explorado, Bruxos e Bruxas acabou criando uma grande expectativa, que acabou desmoronando assim que li até a metade do livro. Sendo aquele clássico livro que divide opiniões, se você gosta do tema e procura uma leitura bem leve e descompromissada, vale dar uma conferida no livro. Mas se você já é daqueles como eu, que quero aventura ao extremo, batalhas épicas e afins, não irá te agradar =/
Apesar que eu sou dá opinião de que: "Tem curiosidade de ler algo, mesmo que a opinião de outros leitores sejam divergentes, leia e mate a sua curiosidade ;)".



Série Witch & Wizard
  • Bruxos e Bruxas (Witch & Wizard)
  • O Dom (The Gift) *Lançamento em Outubro
  • The Fire.
  • The Kiss.
  • Untitled.

Avaliação Final:



.: ~ * Beijinhos * ~ :.

Leia também:

4 comentários:

  1. Hum, já vi muitas pessoas comentando que o livro ficou meio infantil e que não gostaram tanto... Que pena, não é mesmo? Mas as vezes acontece...


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. esse livro é ótimo. Tive a sorte de ganhar num TC e adorei a leitura :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Samantha,

    Eu gostei do livro, apesar dos detalhes, poderia ser melhor mas faz parte....bela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me deixou muito curiosa. Mas já vi alguns comentários concordando com o que você escreveu na resenha. De qualquer forma to curiosa e acho que vou tirar uma hora pra ler. Talvez não me incomode com a leitura um pouco infantil. Bom, como não sei se meu comentário na resenha anterior foi postado, só queria dizer que achei seu blog lá pelo skoob e, se você pudesse dar uma passada lá no meu (que é novo), eu iria adorar qualquer dica ou sugestão de blogeiros mais experientes! Bjs e sucesso no blog!

    www.terradashistorias.wordpress.com

    ResponderExcluir