~Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare~

Ficha Técnica

Título: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Autora: Cassandra Clare
Selo: Galera Record
Ano: 2010
Número de páginas: 462
Assuntos: Ficção, Fantasia, Suspense, Romance


Sinopse
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras.

Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Muitos já conhecem Os Instrumentos Mortais por causa da sua enorme fama e quantidade de fãs... E depois de ler o primeiro livro da série, eu pude entender o verdadeiro significado de tanto sucesso.....


Vou começar falando sobre a escrita da Cassandra Clare, que é incrível, flui tão bem, que além de você nem ver o tempo passar, não consegue mais desgrudar do livro. Ela construiu muito bem a história, onde os mistérios e as respostas vão sendo revelados ao longo da leitura. Teve momentos em que me vi espantada com algumas revelações, sem falar que não tem enrolação, o que deixa tudo mais interessante e emocionante!

"- Mas tarde, quando o pai o deixou, o menino chorou pelo animal, até que o pai enviou um empregado para recolher o corpo do pássaro e enterrá-lo. O  menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: amar é destruir, e que ser amado é ser destruído. Pág. 201"

Gostei de todos os personagens e olha que isso é difícil de acontecer ;)
Clary, a personagem principal, é determinada, não tem medo do perigo e quando decide por algo, ninguém a faz mudar de ideia, e assim como todos os outros personagens não tem frescura e nem fica de "ladainha".
Já Jace é encantador, ao seu modo é claro, me diverti muito com o seu sarcasmo, mas ele também sabe ser fofo às vezes. Isabele é super charmosa, Magnus Bane também é um que, apesar de aparecer pouco, me divertiu bastante. Nem daria para eu falar sobre todos os personagens, que assim como a história, também foram muito bem trabalhados, cada um tem seu propósito, que vai se intercalando e dando ainda mais brilho ao livro.

"- Se você tivesse metade da graça que acha que tem, meu rapaz, seria duas vezes mais engraçado do que é - ela desapareceu novamente através das cortinas. Seu "Humpf!" alto quase foi ofuscado pelo tilintar das contas.
Jace franziu o rosto.
- Não entendi muito bem o que ela quis dizer com isso.
- Sério? - disse Clary. - Pra mim, fez todo sentido... Pág. 104"


Alguns pontos Negativos...
O primeiro ponto que vou destacar não tem nada a ver com a história, mas sim com a editora/exemplar: falta de acentuação "berrante" em várias partes do livro, em outras tem letras falhadas, mas como minha edição é de 2012, e a editora está com novas edições no mercado, pode ser que tenham arrumado esses erros...(ou não?)
Achei algumas descrições de cenário meio confusas, mas não creio que seja algo que atrapalhe a leitura do livro. Agora a "Bomba" (eu achei que foi, pois nunca poderia imaginar), que a Cassandra soltou no final do livro, me deixou super inconformada! Não que eu não tenha gostado da ideia, mas sabe quando você lê o livro inteiro achando que é o final vai ser "assado" e vem a autora e diz que vai ser "frito"! Nem dá para falar muito, pois seria um mega spoiler, eu fiquei "Jace por que? Me diga que não é verdade!" xD

"Clary foi atrás de Dorothea. As luzes estavam acesas no apartamento dela; o cheio forte de incenso já estava inundando a entrada, misturando-se ao desagradável odor de sangue.
Jace franziu o rosto.
- Mesmo assim, acho que devemos tentar conversar com ela. Afinal, o que temos a perder?
- Depois que tiver passado um pouquinho mais de tempo no nosso mundo - disse Jace -, você não vi mais me perguntar isso... Pág. 101"

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*

Apesar dos pontos negativos, o livro merece nota máxima!
Acredito ser muito difícil não gostar da história, foi tudo tão bem construído e encaixado, vale super a pena ler. (É mais um para minha lista de favoritos S2)

Com o lançamento do filme, o pessoal anda se perguntando: "Ler o livro ou assistir o filme primeiro", bem já me falaram que o filme é um pouco diferente do livro, então assim como eu fiz, prefiro ler o livro primeiro, pois no filme ás vezes os personagens tem personalidades diferentes e vários outros aspectos são modificados ( e desde de minha decepção com Sangue Quente) prefiro não arriscar ;D

Série: Os Instrumentos Mortais de Cassandra Clare
  1. Cidade dos Ossos  
  2. Cidade das Cinzas
  3. Cidade de Vidro
  4. Cidade dos Anjos Caídos
  5. Cidade das Almas Perdidas 
  6. Cidade do Fogo Celestial (City of Heaventy Fire)*
* (Lançamento previsto para maio/2014).


Avaliação Final do Livro:



.: ~ * Beijinhos  Mundanos* ~ :.

Comentários

  1. Olá te marquei em uma tag, passa lá no blog pra ver...

    http://visoespoeticas-br.blogspot.com.br/2013/08/tag-conhecendo-o-blog.html

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Sam,
    Eu acho que eu sou o único mutante da face da terra que ainda não li esse livro, e eu só vou assistir o filme depois de lê-lo!
    E como sempre, vc mandou ver nas resenhas!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Olá te marquei em uma tag, passa lá no blog pra ver...
    http://adolescenteamericano.blogspot.com.br/2013/08/meme-conhecendo-o-seu-blog.html

    Até!

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Sempre quando eu vejo este livro, me dá uma curiosidade repentina, mas depois passa. Sempre fico em dúvida se o compro ou não.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Marcela
    http://ocantinholiterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Nossa, como você leu o livro rápido... Talvez eu até conseguisse, se só lesse livros e deixasse as revistas e mangás de lado, mais é difícil né? xD

    Esse livro está dando o que falar, ainda mais por causa da estreia nos cinemas que ocorreu semana passada. E está vendendo muito, pelo menos aonde trabalho ele é bastante procurado. ^^

    Curti bastante sua resenha. Em breve farei uma pro blog. o/

    E acho que você conseguiu cumprir sua missão. Fiquei curiosa para ler o livro.

    Até mais

    ResponderExcluir
  6. Oiee,prazer, vi o teu blog na página de divulgação e vim conhecer e estou seguindo =)
    Menina, ainda não tive o prazer de ter e ler essa série, mas o melhor é que quando os tiver o livro não terá os erros que você comentou ^^
    Estou tão ansiosa pra ler que nem vou ver o filme!

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  7. Não tem como não gostar de Instrumentos Mortais não é? É a minha série de livros preferida. A Cassandra escreve realmente muito bem e ela consegue te prender na história de um jeito incrível.
    Adorei a sua resenha ficou muito legal!!
    Beijos;))
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oooi, tudo bem?!
    Gostei da resenha! To doida pra começar a ler esse livro. Já o comprei faz algum tempo mas acabei priorizando outros. Mas tudo que você disse me deixou meio curiosa e preocupada (vou gostar do final? rs). Mas enfim. Achei seu blog lá pelo Skoob. Eu acabei de fazer um blog (ontem, pra ser precisa) e seria de muita ajuda se você pudesse dar uma passada lá quando tiver um tempinho. Qualquer dica e sugestão de blogeiros experientes é bem vinda! Brigada :)

    www.terradashistorias.wordpress.com :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário